Logotipo Secretaria Municipal Camara Municipal

Tudo que você precisa saber sobre a Camara Municipal da sua cidade está aqui

Você está aqui:

História da cidade de Belmonte

Brasão da cidade de BelmonteNesta página, você belmontense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

No começo do século XVIII os colonos portugueses iniciaram o povoamento nas proximidades do rio Grande, atual rio Jequitinhonha. Naquela época, a região encontrava-se habitada pelos índios Botocudos ? originários das tribos Manham e Camacan - que foram catequizados pelo jesuíta Joseph de Araújo Ferraz, possibilitando a convivência pacífica entre os nativos e recém chegados. Entre 1708 e 1712, o citado padre fundou a capela de Nossa Senhora Madre de Deus e nomeou o arraial de São Pedro do Rio Grande. E em 1718 tornou-se o primeiro vigário da então fundada freguesia de Nossa Senhora do Carmo pelo Alvará Régio de 11 de abril. Belmonte pertencia à capitania de Porto Seguro sob donataria de Pero de Campos Tourinho. No ano de 1764 o povoado foi elevado à categoria de vila e criou-se o município, nomeado por Vila de Nossa Senhora do Carmo do Belo Monte, instalado em 1765 pelo Ouvidor de Porto Seguro Tomé Couceiro de Abreu. A vila foi elevada à categoria de cidade pelo ato número 386, de 23 de maio de 1891 e inaugurada na sessão do dia 27 do mesmo mês e ano. A cidade recebeu o nome de Belmonte em homenagem ao descobridor oficial do Brasil, Pedro Álvares Cabral que residia numa localidade portuguesa de igual denominação. Nas divisões administrativas do Brasil referentes a 1911 e 1933 o munícipio se compunha de dois distritos: Belmonte e Cachoeirinha. Nas divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937 o município divide-se em quatro distritos: Belmonte, Bôca do Córrego, Pedra Branca e Mogiquiçaba. O distrito de Pedra Branca passou a denominar-se Itamarati e posteriormente Itapebi. E assim manteve-se em vigência no quinquênio 1944-1948, fixado pelo Decreto-lei estadual número 141, de 31 de dezembro de 1943, e modificado pelo Decreto estadual número 12978, de 1° de junho de 1944. Verificando-se, todavia, que o distrito de Itamarati mudou novamente de nome, passando a denominar-se Itapebi. Atualmente o município de Belmonte subdivide-se em três localidades a sede e os distritos de Boca do Córrego e Mogiquiçaba.

Fonte

Belmonte: Bahia - Brasil Acesso em 11/09/08; HJOBRASIL: Uma História de Amor pelo Brasil.IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros. Vol. XX, Rio de Janeiro: 1958;

CamaraMuncipal.info - Todos os direitos reservados 2024