Logotipo Secretaria Municipal Camara Municipal

Tudo que você precisa saber sobre a Camara Municipal da sua cidade está aqui

Você está aqui:

História da cidade de Cocalzinho de Goiás

Brasão da cidade de Cocalzinho de GoiásNesta página, você cocalzinhense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A origem da cidade de Cocalzinho de Goiás se dá por volta de 1960 com o surgimento da Fábrica de Cimento do Grupo Votorantim em terras cedidas pela família Curado Fleury. Em seguida foi aprovado o loteamento Cidade dos Pireneus (Decreto Municipal nº 103, de 14/06/1961), como início da sua urbanização propriamente dita. Já fundadora da área da atual Cocalzinho ? verdejante encanto de veredas de buritis, com uma fábrica de cimento ao centro ? era a sesmaria (uma espécie de fazenda que consistia numa enorme extensão de terras demarcadas e confiada a um único dono), de 1739, do padre Manoel de Souza Soares. O padre Soares confrontava no Morro Alto ? que todavia não era denominado de Pireneus -, com João Rodrigues Abade, o qual emprestou seu nome à famosa mina do Abade, destruída pelo povo de Pirenópolis em fins do Século XIX por turvar as águas dos pirenopolinos com a lama da mineração. Relata que através da expedição Anhanguera (1722), e a existência de riqueza mineral nessa região, trouxeram no início do século XVIII, as bandeiras, que por sua vez fundaram diversos arraiais onde havia ouro em abundância e como resultado surgiu a antiga ?Minas de Nossa Senhora do Rosário de Meya Ponte?, hoje Pirenópolis, Corumbá de Goiás que conservou o mesmo nome e a Fazenda Montes Claros, atual Santo Antônio do Descoberto, a qual, também não prosperou como Vila ou Povoado, em face da escassez de ouro, mas, como referência espiritual onde até os dias atuais ocorrem romarias em louvor a Santo Antônio de Lisboa.

Fonte

Cocalzinho de Goiás (GO). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://www.cocalzinho.go.gov.br/?p=338. Acesso em: mar. 2017.

CamaraMuncipal.info - Todos os direitos reservados 2024