Logotipo Secretaria Municipal Camara Municipal

Tudo que você precisa saber sobre a Camara Municipal da sua cidade está aqui

Você está aqui:

História da cidade de Brejo da Madre de Deus

Brasão da cidade de Brejo da Madre de DeusNesta página, você brejense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O povoamento do território iniciou-se por volta de 1710, quando o português André Cordeiro dos Santos estabeleceu-se no lugar a que chamou de Tabocas, por existir ali um tabocal, fazendo então erguer um engenho de açúcar. O mesmo nome foi dado a um rio que passava nas extremidades, o Rio Tabocas. Em 1751, evangelizadores franciscanos adentraram pelo interior da capitania, seguindo o curso do Rio Capibaribe, e estabeleceram-se em um local que hoje fica a quinze quilômetros da sede municipal. Devido a uma grande seca, eles se mudaram para o Sítio Brejo de São José, também conhecido como Brejo de Fora, e edificaram uma capela em 1752. A partir da capela, a povoação passou a se denominar Brejo da Madre de Deus, evoluindo até se tornar sede municipal. Em 1760, a Congregação de São Felipe de Neri doou meia légua de terras para patrimônio da capela, área que corresponde ao atual perímetro urbano. A elevação à categoria de freguesia ocorreu em 1797. Tornou-se vila em 1833 e emancipou-se em 1879.

Fonte

Brejo da Madre de Deus (PE). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://www.brejomdeus.pe.gov.br/historia%20da%20cidade.htm. Acesso em: maio 2017.

CamaraMuncipal.info - Todos os direitos reservados 2024