Logotipo Secretaria Municipal Camara Municipal

Tudo que você precisa saber sobre a Camara Municipal da sua cidade está aqui

Você está aqui:

História da cidade de Santa Isabel

Brasão da cidade de Santa IsabelNesta página, você isabelense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Santa Isabel tem esse nome em homenagem à Santa Isabel de Aragão, Rainha de Portugal, e sua origem foi no ano de 1770, quando ocorreu sua formação, que está ligada indiretamente à conquista do ouro. Como era um dos primeiros municípios a compor o Vale do Paraíba, no sentido São Paulo ao Rio de Janeiro, recebeu toda a influência e costumes da região, pois inicialmente surgiu como lar de valeparaibanos, que partiam da região em busca de Ouro Preto e Congonhas do Campo, em Minas Gerais onde se destacava a produção de ouro. Ao retornarem, após o esgotamento das minas, essas pessoas espalharam-se pelo Vale, de acordo com sua conveniência, estabelecendo na região a cultura do café, que na época do império brasileiro era a principal fonte de recursos. O caminho entre a capital do Império Rio de Janeiro e a importante província de São Paulo teve seu movimento aumentado com o passar do tempo e o governo do Império notou que seria importante construir povoações ao longo dessa rota para facilitar acesso a recursos como mantimentos, pouso e troca de animais das caravanas em trânsito, surgindo assim Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Taubaté e Jacareí. Próximo à cidade de Jacareí havia uma fazenda denominada Morro Grande, cuja área era muito grande. Nessa fazenda havia um pequeno número de índios e escravos que formavam um povoado. Esse pequeno povoado pouco a pouco teve sua irrisória população aumentada, algumas famílias iam se estabelecendo por ali, atraídas pelo Comércio em desenvolvimento e pela abertura de estrada que servia com opção para os que iam até o Vale. Depois de aproximadamente um século, a população do povoado cresceu tendo na pecuária e na agricultura a sua principal fonte de renda. Nesse ínterim, Morro Grande desmembrou-se em muitas outras fazendas e foi elevado à categoria de freguesia (Paróquia de Santa Isabel) por meio do Bispo de São Paulo, Frei Manoel Joaquim Gonçalves de Andrade, em 1812. O seu primeiro vigário foi o padre José Veloso do Carmo.

Fonte

Santa Isabel (SP). Prefeitura. 2015. Disponível em: http://santaisabel.sp.gov.br/conheca-a-cidade/. Acesso em: jul. 2015.

CamaraMuncipal.info - Todos os direitos reservados 2024